E se Bernie Sanders vencer Hillary Clinton?

sanders

Aos 78 anos e autointitulado socialista, Bernie Sanders pode derrotar Hillary Clinton em New Hampshire e Iowa – as duas primeiras etapas das primárias do Partido Democrata – e abrir caminho para uma eventual candidatura à presidência dos Estados Unidos.

O que ele prega? Entre outras coisas, a redução da desigualdade, o fim do financiamento empresarial de campanha, aumento de impostos para os ricos e classe média, o direito da mulher às decisões que envolvam o próprio corpo, criação de uma espécie de SUS Ianque – com atendimento universal e gratuito para todos – e, claro, o cerco contra o lobby da indústria de armas.

Todas bandeiras que a turma do pensamento binário brasileiro rotulou de “coisa de petralha”, “bolivariano”, “esquerdopata que vota no PSOL”, entre outras bobagens de desnecessária reprodução.

A exemplo de Barack Obama, Bernie Sanders é um azarão com chances reais de chegar à Casa Branca, principalmente se do lado Republicano o escolhido for o falastrão racista Donald Trump, ou o terceiro membro da traumática família Bush.

É bem cedo para fazer previsões e comemorar. Mas abro o debate aos amigos: se Bernie Sanders vencer, aceitaremos Rodrigo Constantino e a turma que resolveu migrar pra Miami de volta?!

maxresdefault

Comente

Seu email não será exibido. * Campos obrigatórios

*
*
*